segunda-feira, 17 de março de 2014

Os 40 anos da Playmobil.


Se existe um  brinquedo que se soube recriar nos últimos anos, foi, sem dúvida, a Playmobil.
Os bonecos que têm uns rigorosos 7,5 cm são de origem alemã e comemoram este ano, o seu quadragésimo aniversário.

O seu criador, Hans Beck era o mais velho lá de casa e desde cedo, se entreteve a criar brinquedos para os seus pequenos irmãos.



Tal como o simpático Geppeto,o  pai adoptivo do Pinóquio, Hans foi marceneiro. Uns bons anos mais tarde, já a trabalhar numa empresa de brinquedos, durante a crise do petróleo de 1973, e quando foi necessária uma solução radical para os problemas causados pela alta dos preços dos barris de petróleo, surgiu a ideia de criar uma linha de brinquedos em miniatura.

Como na década de 60, a empresa tinha produzido brinquedos de grandes dimensões, que necessitavam de muito material plástico, a alternativa foi criar uma linha de produtos mais pequenos, de vários tipos de veículos, que necessitavam de menos matéria-prima. Estes veículos seriam acompanhados por várias figuras básicas de acção, desenhadas apenas para serem complementos dos veículos. 

E o nosso Hans acabou por se concentrar nas figuras.
A cabeça das figuras foi desenvolvida com base em desenhos de crianças, nos quais muitas vezes, a cabeça possui grandes dimensões e o nariz é muitas vezes omitido.
E o resto, bem... é história…

Playmobil System

Com uma legião de fãs, hoje em dia temos galerias dedicadas à Playmobil como a da Maria Misk que tem preciosidades como estas:

 





O trabalho fantástico do Heberth Sobral


 






E as maravilhosas produções de bolos de aniversário feitas por todas as mães e pais em todo o mundo:




















Todas as imagens via pinterest

3 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...